Nesta quinta-feira, 9 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte divulgou o resultado da terceira etapa do Projeto Milhão e o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, identificado como H1, ficou em primeiro lugar no ranking de avaliação dessa fase do projeto. Veja o resultado:
Assessora de Planejamento e Gestão e coordenadora do NSP, Fernanda Carvalho avalia que o bom resultado do Núcleo é fruto de muito trabalho e responsabilização de todos. “Mais do que o resultado do projeto, é gratificante ver o desenvolvimento do trabalho do HMDCC. Seguimos em frente, cada dia com mais ânimo e a certeza de que estamos contribuindo para a segurança do paciente”, avalia.
Referência Técnica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Mariana Melo salienta que a observação foi a grande diferença dessa etapa. “Sabemos do grande envolvimento de todos. Portanto, parabéns à equipe assistencial que demonstrou, na prática, a atenção com a segurança do paciente e o controle de infecção”, afirma.
Higienização das mãos
Fernanda Carvalho explica que a higienização correta das mãos foi a meta de segurança com a menor adesão no que diz respeito à avaliação da prática dos profissionais. “Esse momento de pandemia que estamos enfrentando é uma grande oportunidade de aplicar nosso conhecimento sobre os momentos fundamentais para a higienização das mãos e a técnica correta de lavagem das mãos”.
Para a médica infectologista, a saúde vivencia um contexto de pandemia que pode impactar a estrutura da segurança do paciente. “Estamos enfrentando diversos percalços e o nosso grande desafio é seguir com as orientações de segurança do paciente e controle de infecção”, salienta.
Próxima etapa
A SMSA-BH informa o adiamento da 4ª etapa do Programa de Desenvolvimento Hospitalar, que não ocorrerá mais em junho. “Todo o cronograma do Programa divulgado em Edital será refeito e republicado, de acordo com o enfrentamento da epidemia de coronavírus”, afirma em comunicado enviado aos sete hospitais participantes.
Ranking dos hospitais participantes do Programa de Desenvolvimento Hospitalar – ETAPA 3