Nos dias 21 e 22 de janeiro, o Núcleo de Segurança do Paciente e a Comissão de Lesão do HMDCC realizaram com os trabalhadores do hospital uma ação interativa com a proposta de refletir coletivamente sobre o cuidado ao paciente e de propor melhorias contínuas no processo assistencial.
Com o tema prevenção de lesão por pressão, uma das metas do Plano de Segurança do Paciente do HMDCC, a atividade ocorreu nos períodos diurno e noturno e contou com a participação de 220 pessoas.
Utilizou-se como método para a ação o Ciclo PDCA, uma ferramenta simples de gestão em quatro passos: Plan/Planejar – Do/Fazer – Check/Checar – ACT/Agir.
Enfermeira especializada em estomaterapia, Mariana Moura Guimarães afirma que o resultado da ação mostrou sintonia entre o que os trabalhadores do Hospital pensam e o que já vem sendo planejado e executado pela Gerência de Apoio Técnico, Assistencial, Ensino e Pesquisa e pela Comissão de Lesões do HMDCC. “Entre as sugestões que apareceram está o fortalecimento da Comissão de Lesão e aquisição de coxins. Recentemente, uma nova enfermeira passou a integrar a Comissão de Lesão e o HMDCC já está em processo de compra de coxins, aguardando a entrega dos insumos”, exemplifica.
A enfermeira Vanélia Nunes, também integrante da Comissão de Lesão do HMDCC, conta que, para o mês de fevereiro, estão sendo programados treinamentos in loco para enfermeiros e técnicos de enfermagem para abordar o tratamento e a prevenção de lesão.
Em relação à hidratação da pele, medida de prevenção contra a úlcera de pressão e tema também citado pelos trabalhadores na ação, a Vanélia explica que o HMDCC disponibiliza o creme de ureia. “Esse produto pode ser solicitado para a farmácia através do enfermeiro do setor via Tasy”, salienta.
Gerente de Apoio Técnico, Assistencial, Ensino e Pesquisa, Simone Melo reforça que já vem sendo discutido com gerências e coordenações propostas de melhorias quanto à mudança de decúbito do paciente por se tratar de uma importante ferramenta de cuidado. “Já temos disponíveis em alguns leitos do HMDCC o Quadro de Gerenciamento de Riscos beira-leito, que inclui o relógio de mudança de decúbito, e já estamos em processo de aquisição desses quadros para todos os leitos do Hospital. Além disso, vamos promover capacitações que fomentem e estimulem o cuidado focado na segurança do paciente”, diz.
Ainda como ação de melhoria, segundo as enfermeiras da Comissão de Lesão, o HMDCC está adquirindo novas coberturas de prevenção e tratamento de lesões que foram padronizadas com o intuito de melhorar a assistência aos pacientes. “Na linha de cuidado ao paciente cirúrgico, uma das propostas que está em discussão é a aquisição de posicionadores e a implementação e adaptação da Escala de ELPO, informação que também foi citada pelos trabalhadores”, citam.
Comissão de Lesão do HMDCC
As enfermeiras responsáveis pela Comissão de Lesão do HMDCC, Mariana Moura e Vanélia Nunes, encontram-se disponíveis no hospital de segunda a sexta-feira e acompanham pacientes com lesões de maior complexidade ou os casos que são indicados para acompanhamento pela equipe multiprofissional. A interconsulta pode ser solicitada no Tasy ou pessoalmente.
“Reforçamos que a Comissão está formada e as reuniões sistemáticas ocorrerão a partir de março com a participação da equipe multiprofissional. A participação e contribuições da equipe do Hospital são sempre bem-vindas”, afirma Simone Melo.