No dia 5 de novembro, o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro recebeu a equipe de auditoria da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH) para a 2ª auditoria do Projeto Milhão – Qualidade e Segurança do Paciente.
Consultora do Grupo de Inovação em Saúde da SMSA-BH e integrante da Comissão Especial de Avaliação, Rafaela de Souza Vianna Campolina foi uma das auditoras presentes no dia e afirma que o resultado foi admirável. “A Comissão Especial saiu do HMDCC grata por presenciar, de fato, a concretização do ‘Projeto de Desenvolvimento Hospitalar’. Quando olhamos para trás, no ponto de partida do projeto, que foi a visita diagnóstica, e ver na auditoria da segunda etapa o nível alcançado é surpreendente. O HMDCC está no caminho certo: paciente seguro e controle de qualidade eficiente”, afirma.
As impressões internas também são as melhores possíveis. Referência Técnica do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, a médica Mariana Melo diz que o mais marcante foi ver as respostas dos profissionais na auditoria. “O que mais nos deixava apreensivas era não saber qual era o alcance do nosso trabalho, se a equipe reconhecia a importância do que a gente fazia. Caminhar com a auditora e presenciar as respostas foi gratificante. Eu fiquei emocionada”, afirma.
Segundo Mariana, o desempenho geral da equipe foi muito bom. “Quando a auditora perguntou para uma técnica de enfermagem sobre a importância da implementação dos bundles no CTI ver que a profissional se sentia parte do processo foi das coisas mais bonitas de se ver”, relata.
Quem também se destacou foi a técnica de enfermagem Sheyenne Rodrigues. Quando questionada sobre o local de acesso aos documentos do Hospital para a localização de um protocolo ela perguntou à auditora: “Você quer que eu te mostre no Tasy ou no hotsite?”. O bom desempenho não veio sem esforço. Ela conta que estudou e fez os quizes disponíveis no hotsite.
Sheyenne diz que, apesar de “o nervosismo tomar conta de toda a equipe, a ideia do projeto é muito bacana. São aprendizados que a gente leva para a vida. O que eu vejo é a equipe engajada e preocupada em fazer o melhor para o paciente”, relata.
Assessora de Planejamento e Gestão, Lúcia Trivellato explica que a segunda auditoria do Projeto Milhão avaliou o conhecimento dos profissionais do HMDCC através de entrevistas que avaliaram a absorção do conhecimento sobre os protocolos do Núcleo de Segurança do Paciente e do SCIH.
Além disso, foram observados o relatório do DRG com análise crítica, a elaboração e implementação dos protocolos clínicos, a apresentação do cronograma de capacitação dos profissionais que ainda não receberam treinamento, a notificação dos eventos adversos com análise crítica e os indicadores dos protocolos do Núcleo de Segurança do Paciente.
O resultado da segunda auditoria sai em janeiro de 2020.
Palavra da diretoria
Diretora executiva do HMDCC, Maria do Carmo participou da devolutiva da equipe da SMSA-BH sobre a auditoria realizada em 5 de novembro. “Pela segunda vez, a gente pôde perceber a enorme satisfação de um feedback muito positivo da Secretaria Municipal. Ainda é uma análise parcial, já que o resultado final sairá no ano que vem, mas que demonstra o envolvimento e grau de maturidade da nossa equipe. Uma equipe, no sentido amplo da palavra, que está trabalhando de forma coletiva diante desse desafio”, afirma.
Para Maria do Carmo, construir, equipar e ativar um hospital não é tão desafiante quanto criar e consolidar uma cultura de qualidade e segurança assistencial. “O Projeto Milhão está comprovando que estamos conseguindo. Percebemos que, com o apoio e a indução da diretoria do HMDCC, as pessoas estão caminhando para consolidar essa cultura e com sentimento de pertencimento e autoria pelo o que está sendo criado”, conclui.
Próximas etapas
Em março, será realizada a 3ª auditoria onde serão observadas as práticas dos profissionais da assistência. Tem muita estrada pela frente, mas com o trabalho em equipe os desafios ficam mais suaves.