Realizada no período de 26 de agosto a 06 de setembro, a 1ª Blitz do Projeto Milhão – Qualidade e Segurança do Paciente abordou o Plano de Segurança do Paciente, a Identificação do Paciente e a Higienização das Mãos. Foram realizadas 374 blitzes em todo o Hospital com média de acertos foi de 87%. O setor vencedor nas três categorias foi o CTI (equipes do 2º e 4º andares).
“O envolvimento dos profissionais do HMDCC no Projeto de Qualidade e Segurança do Paciente nos enche de orgulho e mostra que cada vez mais o hospital tem cumprido seu papel como referência no cuidado de qualidade ao paciente. Ter uma equipe qualificada e que se responsabiliza pela segurança do paciente desde a sua recepção, passando pelo cuidado, exames, alimentação, ambiência, escuta até o procedimento mais especializado é o que traz resultados muito positivos e que devem ser celebrados no nosso hospital a cada dia. Parabéns a todos e em especial à equipe do CTI que ficou em 1º lugar na Blitz do conhecimento dos protocolos de segurança e um destaque também para a equipe administrativa que compreende a importância do seu papel no cuidado ao paciente e participa dessas ações com muito empenho”, afirma a diretora de apoio assistencial, Andréia Torres.
Veja os resultados:
Veja quais foram as perguntas da 1ª Blitz:
Critérios de pontuação
A apuração do resultado foi realizada pela Assessoria de Planejamento e Gestão, o setor de Epidemiologia e Informação Hospitalar e o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). Os seguintes critérios foram adotados para se chegar ao ranking final:
- % de acertos por setor
- para cada profissional abordado na blitz o setor foi pontuado com 1 ponto (peso)
- nota final do setor = nº de acertos X peso
Boas práticas
Assessora de Planejamento e Gestão e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Fernanda Carvalho diz que o resultado alcançado nas blitzes demonstram uma prática alinhada com o discurso. Ela cita, como exemplo, a adesão às boas práticas de identificação correta do paciente.
“No mês de agosto, foram auditados no HMDCC 1.251 pacientes e encontramos 89% de conformidades. Se formos comparar com o resultado da blitz referente ao Protocolo de Identificação Correta do Paciente, atingimos 88% de respostas corretas. Para nós, é um sinal de que os treinamentos realizados para capacitar os trabalhadores estão sendo eficazes uma vez que, percebemos, na prática, a adesão às recomendações”, exemplifica.
Enfermeira do NSP e responsável pelos treinamentos, Alcione Da Mata é também uma das multiplicadoras do Projeto Milhão – Qualidade e Segurança do Paciente. Na realização das blitzes ela diz que as equipes foram receptivas e demonstraram uma vontade de acertar. “A maioria das pessoas que abordei sabiam as respostas. Para mim, estamos no caminho certo, o da educação permanente. Percebo que as blitzes são também um momento de resgatar os conteúdos dos treinamentos. Quando alguém não sabia alguma resposta era uma oportunidade que eu tinha de repassar a informação. Enquanto instituição, acredito que o nosso maior desafio é o de consolidar a cultura da segurança do paciente e o Projeto Milhão é um impulsionador para que possamos nos manter focados em trabalhar em prol do paciente e da sua segurança”, avalia.
Vem aí!
Ainda em setembro será realizada a 2ª Blitz com os temas Prevenção de Quedas e Prevenção de Lesão Por Pressão.
Quer revisar os conteúdo?
Infográfico Protocolo de Prevenção de Quedas
Infográfico Protocolo de Prevenção de Lesão Por Pressão
A Comissão apuradora da 1ª Blitz do Projeto Milhão - Qualidade e Segurança do Paciente considerou como ‘Administrativo do HMDCC’ os seguintes setores: Assessorias, Compras e Licitações, Diretoria, DRG, Engenharia Clínica, Epidemiologia e Informação Hospitalar, Ouvidoria e Gerência de RH.